quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

A modéstia segundo os santos

“Observando a modéstia, edificamos sumamente os outros e os estimulamos à prática da virtude.” (Santo Afonso de Ligório in Tratado da Castidade)

"A modéstia é uma virtude anexa à temperança, e diz respeito a todas as ações exteriores, e – mais especificamente – a maneira e o recato na hora de se vestir"

                                                                    Santo Tomás de Aquino 

Ações exteriores são os gestos, tom de voz, palavras e toda a maneira de nos expressarmos quando conversamos, nossas atitudes em geral, os divertimentos entretenimentos que escolhemos. A modéstia nas ações exteriores significa ser calmo e comedido, saber portar-se em público, ter reservas em se mostrar demasiadamente. A modéstia, portanto, refreia o desejo imoderado de destacar-se perante os outros.

                 O recato na hora de se vestir entende-se explicitamente a roupa que vestimos e nossas escolhas de roupas. O recato diz respeito àquilo que deve estar coberto: são as partes de nosso corpo que devemos proteger, não deixando à mostra para que sirvam de deleite e ocasião de pecado para o próximo. As mulheres, especialmente, podem chamar uma atenção equivocada ou mesmo imoral para si mesmas – através de um vestuário revelador ou insinuante. A modéstia no vestir pressupõe um respeito ao pudor: reconhece o corpo como Templo do Espírito Santo, e por isso deixa-o velado segundo as normas cristãs.



Segundo Santo Tomás de Aquino, não se deve ter afeição a vestidos ou roupas luxuosas, nem tampouco ostentar um vestuário pobre e desalinhado. Isso diz respeito, sobretudo, a classe social a que pertence a pessoa que escolhe determinado tipo de roupa: cada qual vista-se de acordo com a posição e estado que ocupa.

             Portanto, é fato que os padrões da moda atual estão em total desacordo com a moral católica. É preciso escolher, dentro do que a moda contemporânea produz, aquilo que seja mais digno e esteja de pleno acordo com a doutrina moral da Igreja. Segundo a moral católica, nosso corpo é dividido em partes honestas, semi-honestas e desonestas. As partes desonestas são as partes íntimas e regiões vizinhas. As semi-honestas ou menos honestas são os seios, braços, flancos. As partes honestas são as mãos, os pés e o rosto. A Igreja – através dos Papas, dos santos e de seus membros mais dignos – tem insistido para que o vestuário cubra tantos as partes desonestas, quanto as semi-honestas do corpo.

Quanto à maquiagem e outros adornos, são  permitidos à mulher casada ou com intenção de casamento usar certos adornos, desde que isto seja feito de maneira honesta e moderada. Por isso, entende-se que tanto a maquiagem, quanto os enfeites são permitidos – desde que observe estas recomendações.

“Uma mulher pode e deve se enfeitar melhor quando está com seu marido, sabendo que ele o deseja; mas, se o fizesse em sua ausência, haveria de perguntar-se a quem quererá agradar com isso” (São Francisco de Sales. Filotéia, parte III, cap. XXV). 

             A decência dos trajes – como observou São Francisco de Sales – "No tocante a matéria e as formas só se pode determinar com relação as circunstâncias do tempo, da época, do estado e das vocações [seja a pessoa casada, solteira, religiosa ou consagrada]".As roupas, modelos e materiais de que são feitos podem e de fato variam; todas as épocas passaram por transformações no que diz respeito ao vestuário, e ora os vestidos tinham determinado volume e forma, ora tinham outro. Lembrando que, quando a moda é indecente, não se deve aderir a elas. Como bem disse o Venerável Papa Pio XII: "As vestes devem ser avaliadas não segundo a estimação de uma sociedade em decadência, mas segundo as aspirações de uma sociedade que preza pela dignidade e pela seriedade dos costumes.” e ainda: “A moda não pode jamais ser uma ocasião próxima de pecado” (Papa Pio XII). 



Fonte: Flores da modéstia.
A Suma Teológica de Santo Tomas de Aquino em forma de Catecismo. Autor: Padre Tomaz Pègues, O.P.
A Suma Teológica de Santo Tomas de Aquino em forma de Catecismo. Autor: Padre Tomaz Pègues, O.P.
Catecismo da Igreja Católica, Edição Típica Vaticana, 2000.
A Suma Teológica de Santo Tomas de Aquino em forma de Catecismo. Autor: R. P. Tomaz Pègues, O.P.

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