segunda-feira, 1 de outubro de 2018

4 grandes lições de Santa Teresinha do Menino Jesus

"A santidade não consiste nesta ou naquela prática, é mais uma disposição do coração que nos faz humildes e pequenos nos braços de Deus, conscientes de nossa fragilidade, e confiantes, até a ousadia, em sua bondade de Pai."
       Mas, ai de mim! Sempre verifiquei, ao comparar-me com os santos, que há entre eles e eu a mesma diferença que existe entre uma montanha, cujo cume se perde nos céus, e o obscuro grão de areia  pisado pelos pés dos caminhantes. Em vez de desanimar, disse para comigo: deus não pode inspirar desejos irrealizáveis. 
     Posso, portanto, apesar da minha pequenez, aspirar à santidade. Fazer-me crescer a mim mesma é impossível; tenho de suportar-me tal como sou, com todas as minhas imperfeições. Mas quero procurar a maneira de ir para o céu por um caminhito muito direito, muito curto; um caminhito completamente novo.
(história de uma alma, ms c 2vº)


A HUMILDADE
  • Ficar pequeno é reconhecer o próprio nada, tudo esperar de Deus, não se afligir com as faltas, porque as criancinhas, se caem muitas vezes, por serem pequeninas, pouco se machucam.
  • Faço como as crianças que não sabem ler: digo a Deus simplesmente o que desejo dizer-lhe, sem palavras bonitas, e ele me compreende.
  • Ocupemos o último lugar. Ninguém brigará convosco por causa dele.

A CONFIANÇA
  • Nunca é demais a confiança no bom Deus, tão poderoso e tão misericordioso.
  • Como é grande o poder da oração! Poderíamos compará-la a uma rainha, que tem sempre entrada franca junto do rei e consegue tudo o que pede.
  • Jesus não exige grandes obras, apenas confiança e gratidão.
  • Nossa confiança é combatida obstinadamente pelo Inferno, porque ela é a vida, a salvação. À obstinação de Satã, operemos a obstinação de nossa confiança. E seremos salvos.
  • O que em minha alma agrada ao bom Deus é ver o amor que tenho à minha pequenez e à minha pobreza, é a minha esperança cega em sua misericórdia.

O ABANDONO
  • Eu sou a bolinha do menino Jesus, que Ele faça de mim o que quiser. Brinque à vontade com sua bolinha. Se me quiser atirar a um canto abandonada, serei feliz, contanto que Ele o queira.
  • Não me amedronta Ter que sofrer por Vós! Escolho tudo o que Vós quereis!
  • Às vezes custa à nossa fraqueza dar a Nosso Senhor aquilo que Ele pede. E, porque custa, é meritório e precioso o nosso sacrifício.
  • Que importa o sucesso? O que Deus nos pede é não nos determos diante do cansaço da luta.


O AMOR A JESUS
  • O Senhor não precisa de nossas obras, e sim do nosso amor.
  • O sofrimento unido ao amor é a única coisa que me parece desejável neste vale de lágrimas.
  • Não creiais que possa amar sem sofrer muito. Quando se sofre devidamente, o amor aumenta.
  • Apenas me levanto, penso logo nas contrariedades e trabalhos que me esperam e fico cheia de alegria e de coragem, meditando nas venturosas ocasiões que terei de dar provas do meu amor a Jesus.


(Prof. Felipe Aquino - Aleteia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário